Resenha Internacional #4 *Não Sou Este Tipo de Garota* de Siobhan Vivian

*Não Sou Este Tipo de Garota*

"Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos doem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruza-lá poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer."

Minha Opinião:
Numa visão realista e provocante, a autora de nome difícil (“Siobhan”, rs) apresenta um romance YA diferente.

A personagem principal é uma jovem inteligente, centrada e desconfiada que passa por maus bocados durante o último ano do segundo grau.

Uma das coisas que me chamou a atenção logo no início foi a imparcialidade dos personagens adultos da história. É comum encontrarmos narrativas em primeira pessoa onde o personagem central é um adolescente, mas geralmente há uma menção maior das figuras mais “adultas”. Em “Não Sou Este Tipo de Garota” encontramos no máximo alguns professores aparentemente frustrados e pais ausentes, o que me fez sentir mais próxima do que verdadeiramente se passa pela cabeça de um jovem da era moderna onde muitos pais dão de ombros para como um filho se vira no seu dia-a-dia.

O ambiente escolar também me pareceu fiel ao que encontramos hoje, com jovens desde muito cedo se preocupando com sua sexualidade e sua imagem diante dos outros.

A amizade forte de Natalie com Autumn (talvez seja melhor explicar que essa é uma menina também, rs) no início me pareceu meio suspeito, um relacionamento intenso e conflitante que por momentos me peguei imaginando se me depararia com alguma surpresa colorida até o fim da história… (não contarei o final, mas digo que minha impressão não se sustentou por mais que 15 páginas ;)

Para quem está acostumado com páginas mergulhadas em melodramas e suspiros românticos, pode acabar meio desapontado, entretanto a abordagem da autora sobre o tema da sexualidade foi bem exposto e bem trabalhado, nos dando muitos momentos emocionantes.

Num resumo: Natalie tem uma grande (e única) amiga que após ter sido vítima de uma grande calúnia ficou com a reputação destroçada. Elas se ampararam uma na outra durante todo o ensino médio e na reta final se deparam com uma grave crise de identidade. Autumn aos poucos percebe que não agiu da forma que deveria diante dos seus problemas e Natalie se vê presa em uma avalanche de reponsabilidades que pesam mais do que podia imaginar: o teste para a faculdade de seus sonhos, a presidência do comitê estudantil, o afastamento de sua melhor amiga, a nova aluna que já tomou conta um dia (como babá) e estava metendo os pés pelas mãos com os garotos e ainda tinha o Connor. Um rapaz popular que é tudo o que ela sempre odiou, mas ao mesmo tempo vai a envolvendo com mil promessas silenciosas de momentos preciosos de paz e alegria…

Enfim, o livro trata das vastas e conflitantes emoções juvenis: como a crueldade sendo usada como defesa, a amizade usada como tábua de salvação, a sexualidade como escada para a popularidade, o romance como escape da frustração e o amor como fonte inesgotável de perdão.

Um livro de sabor diferente, capaz de nos envolver e questionar que tipo de pessoas somos nós e quem de verdade são nossos piores inimigos?

SORTEIO
Galera, para comemorar a chegada dos novos marcadores (oficiais) do meu livro Um Sonho a Mais, vou sortear dois entre os comentaristas desta resenha. Na próxima sexta eu divulgo o resultado, ok?

Beijos

10 comentários :

  1. adorei a resenha e claro, achei o marcador lindo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nanda eu já comprei esse livro *-*
    E eu adoro a capa dele (acho tão lindinha rsrs)e já li algumas resenhas também, adorei a sua resenha - e agora eu só preciso de um tempo para lê-lo *-*
    Quem não gosta de livros ambientados em escola? Eu particularmente adoro, acho tão divertidos =)
    Adorei Nanda

    Ps: Marcador do seu livro \o/ Tá lindooo
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nanda!
    Li esse livro há um tempinho atrás e fiz os mesmos questionamentos que você. É uma leitura Ya interessante e sua resenha fidedigna aos relatos, parabéns!

    Aproveito para agradecer pelos lindos marcadores, adorei!

    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda,
    Tenho um blog literário http://livropraticando.blogspot.com e gostaria de divulgar seu livro "Um sonho a mais" entre em contato comigo denparra@hotmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Confesso que já me interessei pelo livro, mas agora (não depois de sua resenha! Por favor, está ótima!!) não me é tão exigente a necessidade de ler... Perdi certamente o interesse. Afinal, li comentários maravilhosos a respeito...

    Beijooos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  6. A uns dias atrás eu vi umas resenhas negativas desse livro, e fiquei desanimada, porque pela sinopse eu havia me interessado em ler. Mas agora eu gostei dele, e fiquei interessada novamente.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro mais ele parece ser bem legal adoro a capa...ta na estante só falta coragem pra ler *_*

    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Ah eu só leio resenhas boas sobre este livro, quero muito lê-lo, a capa é perfeita!

    ResponderExcluir
  9. deve ser um livro divertido de se ler ...

    ResponderExcluir
  10. Eu acabei de ganhar um outro livro dessa autora. espero que seja legal. hahah
    beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates