[Divulgação] O Eterno e o Transitório - Diogo Santana

Ocorreu no dia 20/08/2012, na livraria Travessa em Ipanema - RJ, o lançamento do mais recente livro de Diogo Santana:

O Eterno e o Transitório
Diogo Santana
1ª Edição - 2012
Editora: Livros Ilimitados

Sinopse: O Eterno e o Transitório compreende um conjunto de textos selecionados do blog “Diálogos” de Diogo Santana num período aproximado de um ano e meio (2011-2012). Transitando por assunto que variam entre espiritualidade cristã, crítica literária, contos e crônicas sobre o cotidiano, o autor expressa, por intermédio da ironia, fino humor e até mesmo de certa acidez, uma visão romântica e idealista da realidade.

Blog do autor: http://diogosantana01.blogspot.com.br
Compre na Livraria Travessa: http://migre.me/arNvo 


Parabéns, Diogo!

Espie o prefácio:

“Sou reflexão do começo ao fim”. Com essa frase, o filósofo e teólogo dinamarquês Søren Kierkegaard se definiu. A pessoa que se pauta na reflexão vive não no mundo platônico das ideias, mas no mundo ideal que projeta os sonhos do cotidiano e as alegrias do ser vivente!

Principalmente a alegria do ser vivente, mas precisamente, do ser cristão, é que o jovem escritor Diogo Santana consegue perceber e sintetizar em palavras. Mas muitas vezes essa alegria é paradoxal, pois consegue ser vivida mesmo no escândalo e na cruz. Por isso, a escrita de Diogo não coloca apenas as alegrias de vivenciar o modo de viver o Cristianismo, mas as angústias, esperanças, conflitos e sacrifícios.
Na cruz resume-se grande parte da experiência cristã. Mas sua redenção não é completa se não acontece a ressurreição. E essa ressurreição foi a grande lição que o Mestre nos colocou: o poder dar a volta por cima, poder olhar adiante, o olhar da esperança.

Assim o escritor tem sua função: a função de ressuscitar as mentes e tirá-las do sepulcro e da escuridão da ignorância. Desvelar, como diz Heidegger.

E o desvelamento que Diogo fez foi através do seus blog’s Vigília da Noite e Diálogos. De algum tempo acompanho o desvelamento desse brilhante escritos, muitas vezes nos encontrando de fato pelas vigílias da noite nas redes sociais da internet para compartilhar sonhos, angústias, alegrias... enfim, a ressurreição!
Esta obra, intitulada O Eterno e o Transitório remonta ao paradoxo essencial que vivem todos os seres humanos, conscientes de sua existência finita mas que contemplam a projeção infinita. Muitos perceberam isso em sua existência e obra: Kierkegaard, João Paulo II, Hans Küng, Heidegger, e tantos outros que se dedicaram ao estudo do ser, sem de forma alguma esquecerem que a existência abarca uma totalidade na qual nossa consciência jamais compreende. Diogo Santana perfeitamente se encaixa nessa lista: seus textos, condensados em reflexões de fácil leitura, mostram como o paradoxo da eternidade se encaixa na transitoriedade.

Além do mais, Diogo utiliza a internet como sua grande ferramenta de divulgação de textos, dentro do formato do blog. É realmente um escritor contemporâneo, até mesmo pós-moderno. O uso da internet hoje é uma ferramenta indispensável; os livros tornaram-se mais preciosos a medida que nossa juventude busca futilidades e aliena-se facilmente com a rede mundial de computadores. Mas quem consegue romper o véu da obscuridade virtual, torna-se vencedor, por isso digo que Diogo vence todas as vezes que posta em seu blog.

Aos leitores, aproveitem todas as linhas que Diogo lhes presenteia. Em todas elas, coloca a paixão pelo escrever, pelo ser humano e por Deus. Não há grandes distinções nesses pontos para ele. Deus um dia foi humano e deixou belíssimas palavras que seus mais fiéis amigos colocaram nos papiros.
Hoje, Diogo torna-se um fiel amigo do Deus encarnado, Aquele que traz em si o grande paradoxo da eternidade e da transitoriedade. Torna-se também, um fiel amigo da humanidade, aquela que um dia o Eterno quis morar e nascer em um lugar frio e sujo, mas que com isso santificou toda a temporalidade. Hoje, Diogo torna-se nosso amigo, e que suas palavras possam ajudar claramente a desvelar essa grande e perigosa aventura que é a existência!
Nahor Lopes de Souza Junior
Professor
Itajaí, 31 de janeiro de 2012
Memória católica de João Bosco, padroeiro da juventude
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fico muito feliz por mais essa vitória, Diogo.
Sucesso!

10 comentários :

  1. Bem não é o tipo de livro que eu gosto mas parabéns pelo lançamento desejo sucesso ao Diogo

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda, tudo bem?
    Que legal, dou meus parabéns pela conquista do autor, no Brasil não é mole publicar livro não.

    Beijos

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  3. Olá tem selinho pra você no meu blog

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de ler de tudo (Menos literatura espírita, sem preconceito mas eu não partilho da crença e fica meio equivocada para mim *.*)
    Vou dar uma olhada no blog do autor, parece ser bem legal
    Parabéns ao autor *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente não curto este tipo de livro, pode até me acrescentar algo, mas tudo que é auto ajuda e reflexão não combina comigo!

    bjs

    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não sei se esse livro tem a ver comigo... fiquei muito em dúvida... vou dar uma espiada no blog do Diogo pra ver se chego a alguma conclusão. E achei bem legal o livro ter surgido do blog, aliás! =)

    ResponderExcluir
  7. não gosto de ler livros desse tipo, porém desejo sucesso ao autor!

    ResponderExcluir
  8. Poxa eu sempre perco todos os eventos literários :/ Sempre quando vou ver já passaram.
    Desejo muito sucesso para o autor.

    ResponderExcluir
  9. Nunca consigo ir em nenhum evento uma pena...
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. muito legal, queria ir a um evento assim!

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates