*Paixão e Liberdade* de Flávia Cristina Simonelli

Ler é viajar, é aprender, é refletir...

Nessas últimas semanas, pude revigorar-me com leituras que, além de entreter, induzem a uma auto-reflexão. *Paixão e Liberdade* é um romance onde conhecemos a história de duas amigas que enfrentam dilemas parecidos, mas, por terem personalidades tão diferentes, tomam rumos opostos.

Antes de embarcar nessa bela viagem, vamos conhecer um pouco sobre a autora:
Sou Flavia Cristina, escritora, nascida em São Paulo, com cidadania ítalo-brasileira, e talvez por esse coração em dois países desde muito cedo, amo as diferentes maneiras como as pessoas se expressam, os gestos, tudo tão peculiar a um lugar, um povo, uma língua, mesmo dentro desse mundo globalizado!
Tenho duas formações acadêmicas. A primeira onde busquei me organizar, sistematizar, ordenar. Estudei a lógica, a matemática, o mundo financeiro, mercadológico, empresarial. Mas não aguentei. Assim que pude, guardei meu diploma da FEA e voei para o lugar dos meus sonhos. As línguas, a literatura, os grandes escritores, as escolas literárias e as fascinantes ideias expressas em romances! Aí, fiz Letras na USP e pela primeira vez estudar era muito bom. Agora, para tornar-me escritora, tive que caminhar mais um pouco...Antes, dei aulas, fiz contatos com estrangeiros, com alunos, sempre uma troca rica, um aprendizado diário. Aprendi a olhar para o outro. Mas, as questões existenciais começaram a bater mais forte e acabei encontrando uma saída para aquele quase pânico na Pedagogia Curativa e Terapia Social, e depois, na Formação Biográfica, cursos fundamentados no conhecimento do ser humano amplo, extenso, profundo...Trabalhei com crianças e jovens especiais e hoje atendo como aconselhadora biográfica. Um rico desvendar de histórias reais! E que me levam a descobrir histórias da vida humana ainda a serem escritas...

Uma escritora completa, verdade?
Agora, vamos conferir a obra...
Título: Paixão e Liberdade
Autora: Flávia Cristina Simonelli
Editora: Novo Século
Páginas: 180
Sinopse:
Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente? Quando duas amigas se reencontram após 20 anos, não são as mesmas pessoas, definitivamente. Mas os fantasmas do que já foram se misturam com os novos personagens em que se transformaram, provocando desconforto, assombro, desconcerto. Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação. Um romance arrebatador, que irá prendê-lo da primeira até a última linha. 

Minha opinião:
O livro parte do reencontro de duas amigas que não se viam desde o fim da faculdade.
Até esse momento, Camila e Isabel vivem presas a um sentimento de incompletude.
Camila está perdida em seu remorso pelas atitudes impensadas do passado e em seu medo de perder o que já conseguiu ao trazer à tona seus segredos.
Isabel encontra-se incapaz de ser plenamente feliz em seus relacionamentos por levar na alma um frustrado amor mal resolvido.

Quem nunca parou para pensar se a vida seria diferente se tomássemos um outro caminho no passado? Estamos, nós, onde deveríamos estar?

A autora cita diversos fatores que poderiam ser os nossos condutores pela estrada da vida.
A vida é um ciclo com início, meio e fim. Mas nossas vidas estão, realmente, interligadas?
Bem, nada acontece por acaso.

No livro, encontrei algumas situações inversas nas vidas das personagens que me chamaram a atenção. Como a cena do enterro do sogro de Isabel e a tristeza de seu coração solitário. E a cena do nascimento de Julien, pelas mãos de Camila, em sua primeira experiência como parteira. Onde ela recebeu, de presente, o dom de trazer vidas ao mundo.

Fez-me refletir que, seja por decisões não tomadas ou tomadas de forma errada, devemos enfrentar nossos medos e superar as frustrações, selando as brechas do passado para vivermos um presente em liberdade.

Repleto de situações intensas e capazes de nos fazer entrar na pele dos personagens, "Paixão e Liberdade" nos cativa e, realmente, prende nossa atenção até a última linha.

Adquira o seu exemplar com um preço incrível na Livraria Cultura.
Saiba mais, seguindo o Site da autora > www.flaviacristina.com.br
Ou o Twitter > @flaviasimonelli

E fique de olho que, muito em breve, sortearemos dois exemplares na 
Grande Promoção Um Estante Nacional

19 comentários :

  1. Nossa, eu li o livro e amei! Muito fofo *-*
    Gostei da resenha! (:

    ResponderExcluir
  2. Puxa já li tantas resenhas desse livro, acho que vou ter mesmo que lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esse livro! Refleti tanto com a história de Isabel e Camila; os encontros e desencontros da vida, as escolhas. Tudo muito real. Seguindo. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. O livro é uma graça mesmo. Obrigada por virem confirmar isso, meninas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa que autora mais culta!
    Gostei da apresentação dela! Quanto ao livro, já estou na expectativa de ler já tem um tempo.
    Ótima resenha Nanda! Mandou bem!
    bjuuus

    ResponderExcluir
  6. Wow já li algumas resenhas sobre esse livro * a autora é tudo e mais um pouco ein * ahhh fiquei com vontade de ler * Tenho que parar de ler resenhas eu simplesmente quero ler quase todos os livros de resenhas que já li * kkkk Mas é assim mesmo.. o título desse livro me lembra muito os de Austen *Minha Diva dos romances* =) Adorei a resenha *-* Bjus Nanda

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nanda!
    Eu ganhei o livro da Flávia, mas emprestei antes de ler, vou pedir de volta já, fiquei curiosa pra ler.
    O começo da trajetória da autora me lembrou minha vida, eu fiz Matemática, trabalho na área, mas meu sonho é estudar Letras e um dia quero realizar isso.

    Não sabia que você também é do RJ! Que bairro?
    Também ocorrem imprevistos sempre, mas eu quero muito ir no dia 11/03 no evento Novas Letras, vou fazer o possível. Vai ser muito bom te conhecer pessoalmente lá.

    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  8. Dri e Jhey, vocês vão se encantar com o livro. Podem arriscar tranquilas, rs.

    Vivi, sou o oposto! rs
    Quero fazer matemática, mas tudo me força a fazer letras =/ Vamos ver se nos vemos lá no evento, né?
    Tomara *-*

    Beijos, meninas.

    ResponderExcluir
  9. Nossa... te se falado muito desse livro!
    Já estou querendo demaaaais!

    Beijinhos Nanda!

    ResponderExcluir
  10. Olá Nanda, ainda não li este livros mas gostei muito da sua resenha. Adoro romances e pretendo colocá-lo na minha lista de desejados.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  11. Nooossa eu to doida para ler esse livro , tomara que eu ganhe !!!beijos
    http://oslivrosdeclara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Nanda, já estou com vontade de ler esse livro faz teeempo! Adorei a resenha! E estou participando da promoção! xD

    PS: Se quiser que eu conte como foi com o homem de lata eu conto... mas vc tem certeza?! rsss

    Beijoos

    Luh

    ResponderExcluir
  13. Já me apaixonei pela capa e a história é tão doce...
    Estou querendo tanto esse livro...
    Parabéns pela resenha.
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  14. Esse ja vii varias resenhas sobre elee! To ficando interessada!

    ResponderExcluir
  15. Nossa!Já li muitas resenhas positivas sobre esse livro! Tem cara de ser bom! Já estou com vontade ler e conhecer melhor a história!

    Nanda, adorei a resenha!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  16. Eu quero muito! deve ser um ótimo livro pela resenha! adoro esse tipo de tema.

    michelle gerbase

    ResponderExcluir
  17. Já sigo a Flavia há algum tempo no twitter.
    Só vejo elogios a esse livro, me parece um ótimo romance.
    Muito boa a sua iniciativa de resenhar autores nacionais, principalmente estes novos escritores. Tem muita gente boa no Brasil, que escreve bem mas não tem chance de mostrar seu trabalho!
    A capa desse livro tbm é fofa ^^
    bjoks

    ResponderExcluir
  18. Eu ganhei o marcador desse livro, em alguma promoção que participei, mais nunca tinha ouvido falar nele. Bom descobrir um pouco mais sobre ele, gostaria de ler

    ResponderExcluir
  19. a capa ficou super, essa pena vermelha da um contraste lindo

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates