Resenha Internacional #4 - Razão e Sensibilidade, de Jane Austen

Título: Razão e Sensibilidade
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Número de Páginas: 298
Gênero: Romance Histórico

"Jane Austen (1775-1817) - considerada uma das mais importantes representantes da literatura inglesa, ao lado de Shakespeare - passou toda a sua vida no interior de um diminuto círculo social, formado pela aristocracia rural.
Tematizando o dia-a-dia das pessoas comuns, com fina ironia e aguda percepção do ser humano inserido na sociedade da época, Austen introduziu o romance inglês na modernidade.
 Razão e Sensibilidade (1811) é a história de duas irmãs - Elinor e Marianne, respectivamente a 'racional' e a 'sensível'- , as quais, em razão do falecimento do pai, têm de se adaptar a um estilo de vida mais modesto, em meio a uma sociedade inteiramente dirigida pelo status social."

Minha opinião 
Elinor e Marianne...

Com um misto de tristeza e orgulho revelo que este é o primeiro livro de Jane Austen que leio na vida. O início me pegou desprevenida, pois a leitura leve, divertida e inteligente prendeu-me na hora.
Interessante as oscilações de humor e opinião entre as páginas que um bom e completo livro pode causar. Marianne, a sensível... Pura... Egoísta... Infantil... Inocente... Idiota. Elinor, a racional... A irmã mais velha... O pau para toda obra... A sã... A sagaz... A coitada!

Ah, como senti pena de Elinor, rodeada de patetas, de egocêntricos, de uma família desvairada.

Não pude evitar de questionar como seria se EU vivesse em uma época onde um sorriso a mais a um certo rapaz fosse um noivado não declarado. Onde uma paixonite infantil fosse motivo de infelicidade eterna. Onde uma mãe faz atrocidades com os filhos e não se pode levantar a voz para se defender.

John é um boboca usado que nem fantoche por sua esposa, Fanny. Os Middleton tem bom coração mas irritam além do suportável. As irmãs Steele seriam perfeitas cobras-porcas se isso existisse. Willoughby é um falso, egoísta, medroso e patético. Edward só se mostrou firme pela causa errada, e mesmo quando conserta as coisas no fim, deixa claro que se o destino ou a interesseira da Lucy não interferisse em seus planos, viveria eternamente infeliz.

O único que se salva é o sofrível Coronel Brandon, que espera contra toda a desesperança pelo amor de Marianne. Lá pelos meados do livro, os personagens se definem, e finalmente a sensível Marianne encontra a felicidade por intermédio da razão e Elinor consegue um pouco de alegria nos braços de seu único amado.

Mais uma vez tive pena de Elinor, tendo como sogra a megera da Sra. Ferrars, além de Fanny e Lucy como cunhadas.

Na minha humilde visão, uma protagonista tão doce e dedicada jamais poderia ter um final tão triste e desolador.

Resumindo, amei a escritora Jane, fez-me rir e arrepiar em vários momentos. Posso dizer que gostei da estória, só fiquei meio decepcionada com alguns pontos.

O próximo que desejo de Jane é "Persuasão" Será melhor? Conquistará-me de vez? Tomara...

"Razão e Sensibilidade" pode ser encontrado por R$12,00 na Livraria Cultura.

Até a próxima :)

11 comentários :

  1. Já li alguns livros da autora, gostei bastante, confesso que muitas vezes me bate uma preguiça porque a historia é muito boa, mas geralmente os livros são muitos cheios de detalhes, não sei se é porque eu sou agoniada e quero que tudo aconteça logo.. mas me bate uma falta de paciência rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro mas ainda não li, fico atrasando a leitura por ser um livro histórico e eu não gostar muito desse gênero. Amei a resenha e quando criar coragem vou lê-lo. Fiquei bem curiosa pra conhecer melhor Elionor.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse livro, mas já vi o filme e quase morri desidratada. Confesso que fico meio receosa em ler ele. Quem sabe logo crio coragem e encaro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Me matem mas eu nunca li nada da Jane austen, eu não sei se eu gostaria ;/ Mas vou tentar em breve ler algo dela. haha
    biejos

    ResponderExcluir
  5. Hahaha. Meninas, é um tipo de leitura muito diferente, mas prazerosa e importante para abrir nossa mente a um outro tipo de linguagem e atitude. Quando lerem, voltem aqui e me digam o que acharam, tá?

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amo Jane Austen <3 e olha que só li 2 livros dela rsrs meu queridíssimo "Orgulho e Preconceito" Nanda tem que ler ele! E este que vc resenhou
    Gosto da escrita de Jane, é quase mágica! Amo mesmo <3 e concordo com vc em algumas partes... Elinor merecia uma final mais digno (Se bem que para a personagem acho que foi digno ahaha mas como nós mulheres pensamos diferente das mulheres de séculos passados tsc tsc ai fica o impasse de felicidade)

    Tenho todos os outros livros dela aqui em casa e nesse ano de 2013 pretendo ler todos

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá achei legal sua resenha, foi bem sincera senti você conversando comigo em desabafo sobre o que achou do livro, Jane Austen é ótima, esse livro eu ainda não li mas o Persuasão é muito bom, mas você também não vai gostar da família da protagonista eles são chatos rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  8. a resenha esta muito boa , fiquei curiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  9. Tenho esse livro em casa mas nunca li...acho que vou gostar, pois vi o filme Orgulho e preconceito e me apaixonei pela história e as personagens desse livro tem personalidades parecidas...além disso muitas pessoas amam Jane Austen...

    bjus

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro dessa autora (infelizmente) porem gosto da narrativa e a linguagem do livro, tenho MUITA vontade de ler os livros da Jane

    ResponderExcluir
  11. Desde quando eu li Emma e assisti Orgulho e preconceito que eu tenho vontade de ler todos os livros da jane Austen, sei que são poucos.
    Adorei sua resenha sobre o livros, simples mais completa.
    Apesar de ser uma escrita um tanto pesada,adoro a escrita dela.
    Espero em breve lê-lo tbm.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates