[Resenha] A filha da minha mãe e eu, de Maria Fernanda Guerreiro

“- Eu tenho medo de... – ele tentou falar, mas o interrompi com receio de Guga escutar e se chatear com a nossa desconfiança.
- Já sei pai... mas o medo te levou a algum lugar? – Perguntei.” Pg 251

Titulo: A FILHA DA MINHA MÃE E EU
Autora: Maria Fernanda Guerreiro
Selo: NOVO CONCEITO / JOVEM
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 256
Área Principal: FICÇÃO
Assunto: DRAMA
Skoob: http://skoob.com.br/livro/233793
Sinopse: Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.

Minha opinião:

Com uma narrativa emocionante, o livro conta a história de uma família, aparentemente comum mas, única em todos os aspectos. A ênfase é na relação entre mãe e filha, como cada uma se comporta e como a falta de um diálogo e um carinho podem acabar por quase destruir toda uma família.

“A filha da minha mãe e eu” nos mostra como a relação de Nana e Helena evoluiu um tanto quanto conturbada ao longo de suas vidas, com todos os seus altos e baixos; e mostrando que, acima de qualquer coisa, mãe é mãe e que não importa o quanto elas sejam próximas (ou não) de seus filhos, elas sempre estarão lá, prontas para defende-los mesmo que eles não esperem ou nem mesmo saibam disso.

“Uma noite eu tive um sonho: Sonhei que estava andando pela praia com o Senhor, [...] Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei também que isto aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso aborreceu-me.
Então perguntei ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvesse Te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o meu caminho, mas notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia.[...]
O Senhor respondeu:
- Meu precioso filho, [...] Quando vistes na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí, que eu te carreguei nos braços.” Referencia da página 244 a 245

A história é linda e comovente e me levou a pensar em todos os momentos em que briguei/fui injusta com a minha mãe e questionei suas atitudes superprotetoras... não que as entenda agora, mas é como dizem por aí “quando você for mãe, você vai entender”.

“Quando vi as duas listras azuis no teste de gravidez, tive uma certeza: preciso me sentir filha antes de me tornar mãe. Porque uma parte da minha alegria era inventada e, a outra, não era minha” Pg 07

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Comentou neste post? Preencha o formulário NO LINK DA IMAGEM DA PROMOÇÃO TOP COMENTARISTA DO MÊS AO LADO DA HOME e concorra a prêmios
 

11 comentários :

  1. parece ser muito interessante, irei ler em breve!!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li, mas imagino que deve ser bastante sensível e emocionante por se tratar de uma relação entre mãe e filha... Adorei a resenha! *-*

    Um lindo 2013!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  3. Com certeza quero ler, tenho uma prima relação com a minha mãe e espero ser uma mãe como a minha é. Parece ser o tipo de livro ideal pra ler durante a gravidez.

    ResponderExcluir
  4. não li o livro, mas gostei bastante da sua resenha.. já conhecia o poema pegadas na areia, gosto bastante, esse livro me parece ser uma boa reflexão, pra você entender os dois lado o papel da mãe e o da filha.

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de livros que abordam o relacionamento entre mãe e filhas.
    Eu tenho uma ligação maravilhosa com a minha mãe, graças a deus.
    quanto tiver uma oportunidade vou ler.

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho muito interesse nesse livro mas gostei da resenha e também acho muito difícil entender as nossas mães, acho que as vezes elas querem nos enlouquecer hehe mas o ditado é legal só vamos entender quando formos mães bem no meu caso já que não quero ter filhos acho que nunca vou entender kkkk

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Não sou exatamente fã de livros sentimentais e reflexivos, mas esse é especial pra mim. Isso porque passei por uma situação parecida quando fiquei grávida do meu primeiro filho, minha relação com a minha mãe (que sempre foi boa, felizmente), sofreu uma total reavaliação e uma transformação imensa.

    Tenho bastante vontade de ler esse livro, por esse motivo.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  8. É muito legal ver editoras grandes como a NC publicando autores nacionais. Confesso que não curto muito o gênero, mas também acredito que todo bom leitor deve ler algo do estilo ao menos uma vez e é fantastico ver que cada vez mais surgem opções diferenciadas e, principalmente, nacionais.

    Beijos Likaaaa *-*

    ResponderExcluir
  9. Ah linda a história da Praia e as pegadas de Deus =* faz tempos que ouvi ela... foi bom ler ela hoje!

    Não conhecia muito bem o livro, gostei de ter conhecido ele

    Beijos Lika :)

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas achei a sua bem interessante...quando ganhei esse livro em uma promoção o achei meio sem graça, mas agora lendo um pouco mais sobre a história, este parece ser bom!

    bjus

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nenhum livro desta autora, gostei do enredo e tal, mas no momento o genero do livro nao ira me prender muito.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates