A profissão ideal.


O que seria uma profissão ideal?

Quando eu pergunto isso aos meus alunos alguns se apressam em falar da profissão que sempre sonharam seguir. Outros revelam que é aquela que ganha muito dinheiro. Há até quem diga que é aquela em que se ganha para não fazer nada.

Ah, esses jovens...

O que eu nunca ouço é o que eu acho que ela é. Pensa comigo, a profissão ideal nada mais é que a profissionalização de um dom. Sabe aquela coisa em que você é bom? Aquele negócio que você faz de um jeito que ninguém mais faz e ainda te olham admirados? Com certeza sua profissão ideal tem a ver com isso.

Eu sempre fui boa em explicar assuntos da escola. Fui explicadora dos 15 aos 21. Aos 25 inicie o curso de Licenciatura e hoje simplesmente amo dar aula. Acredito que lecionar é mais que dar aula. Eu amo o relacionamento que tenho com meus alunos, com as escola em que leciono.

Quantas vezes entrei numa sala de aula triste e saí dando risada. Quantas vezes fui surpreendida com um abraço ou uma cartinha que aqueceu meu coração.

Hoje foi um desses dias. Em 5 anos lecionando na mesma escola, raramente eu falto. Os alunos até brincam com isso. Mas na semana passada, por causa do problema que comentei noutro post, eu precisei faltar. Duas vezes em seguida.

Gente, o rostinho deles hoje quando retornei e dei uma breve explicação sobre o que está acontecendo e ainda vai ocorrer nas próximas semanas... O abraço, as palavras, os olhares de puro carinho. De desejo de ajudar. De me fazer rir. As tentativas de ser menos bagunceiros... Fracassadas, claro, mas os amo ainda mais por tudo isso.

Já falei que eles são do segundo segmento do Ensino Fundamental? São jovens de 10 a 15 anos, que poderiam ser maldosos, indiferentes, irônicos. Mas não são nada disso. São jovens abençoados.

Tá, não são perfeitos e já me deixaram com uns bons fios brancos. Mas acho que por acompanhá-los por quatro anos seguidos, toda nossa experiência juntos nos permitiu criar um relacionamento baseado em amizade, confiança e respeito.

E se essa não é uma profissão maravilhosa, não faço ideia do que seria isso.

Ao menos para mim, Professor é a profissão ideal.

Então quando quiser pensar no futuro, pense primeiro no presente. O que te desperta prazer em fazer? Tem uma profissão em que isso se aplica? E essa profissão, como é o dia-a-dia desse profissional? Pensar em passar os dias assim te entristece? O que acha de ganhar um salário para fazer isso?

Pense com carinho sobre tudo isso antes de tomar uma decisão.

Se tiver alguma dúvida e quiser conversar sobre isso, fique a vontade para postar comentários ou entrar em contato pelo formulário do Blog ;) 

Até breve.

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates