Resenha nacional #1: A Marca De Uma Lágrima - Pedro Bandeira


1986 - 1999 - 2003 - 2010
Título: A Marca De Uma Lágrima
Autor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna
Páginas: 176
Sinopse universal: "Isabel se acha feia. Será mesmo? Feia ou não, é uma garota genial que acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano."
Sobre o autor: Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte milhões de exemplares até 2006) e, como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o país. É autor de setenta e sete livros publicados, entre eles títulos consagrados como a série Os Karas, A marca de uma lágrima, Agora estou sozinha…, A hora da verdade e Prova de Fogo.


Bem, bem. Eis uma resenha para lá de especial.
Primeiro, porque "A Marca De Uma Lágrima" é um dos meus livros preferidos desde sempre (sim, foi o primeiro livro que li na vida).
Segundo, porque recentemente algumas pessoas me perguntaram sobre esse livro e percebi que não posso falar de livros nacionais sem fazer referência a ESTE.
E terceiro, mas de modo algum menos importante, tive o prazer de ter meu livro comparado ao mesmo estilo e gênero de Pedro Bandeira \o/.

Essa não é só uma história de amor.
Isabel é a melhor amiga de Rosana e se apaixona por Cristiano. Mas o coração do jovem Cristiano bate mais forte apenas por Rosana. E agora, o que falará mais alto no coração da pobre Isabel, a lealdade pela amiga ou a intensidade de seus próprios sentimentos?
O pior é que a jovem fica presa na típica situação de melhor amiga de ambos. Como sempre escreveu muito bem, Rosana pede que a amiga escreva bilhetes de amor para o namorado. Este, que não quer se passar por nenhum estúpido pede ajuda a Isabel para responder aos bilhetes de amor... No meio disso tudo está Fernando, um rapaz pacato que tenta despertar qualquer tipo de atenção em Isabel...

Como todo autor homem, Pedro não se prende só nisso, consegue envolver toda uma trama com direito a veneno, morte, suspense e muita confusão. Este livro é uma adaptação moderna da peça de teatro "Cyrano de Bergerac" do escritor francês Edmond Rostand.

Fui pesquisar sobre o livro de Edmond e achei um ótimo resumo no Blog Entre-Textos do autor Elson Teixiera Cardoso. Vocês podem conferir o texto na íntegra clicando AQUI.

No livro original, Cyrano é um poeta apaixonado, um bravo soldado, um excelente espadachim. Entretanto possui uma feição rude, considerado por todos extremamente feio. Ele é perdidamente apaixonado por sua prima Roxane.
Cyrano vê seus sonhos de amor irem por água a baixo quando Roxane revela estar apaixonada pelo jovem barão Christian. Para complicar, Cyrano acaba se tornando melhor amigo e confidente de Christian.

Ao meu ponto de vista, aí terminam as referências que Pedro Bandeira usou para compor "A marca de uma lágrima".
A trama original se passa na França do século XVII. Roxane e Christian se casam com a ajuda do desolado Cyrano, pouco tempo depois Christian morre e Roxane se isola em um convento.
Por 14 anos Cyrano a visita diariamente até que um dia chega muito ferido e antes de morrer revela todo seu amor.
Separei um trecho desse resumo que deu um nó em minha garganta:
"Uma das cenas mais tocantes é quando Christian, sob a sacada de Roxane, diz palavras que são sopradas por Cyrano, a poucos metros de distância. Como Christian não conseguia ouvir direito, o próprio Cyrano derrama-se em palavras de amor, confessando o que julgava ser inconfessável. Mas Roxane achava que era Christian e, encantada, o recebe em seu quarto. Cyrano vai embora, arrasado."

Triste, não? Fico feliz da adaptação de Pedro ter sido extremamente diferente.

E vocês, o que acham?

12 comentários :

  1. É engraçado como às vezes um autor faz toda a diferença na nossa vida.

    Pedro Bandeira foi meu primeiro escritor que lembro de ter lido, e com ele A Marca de uma Lágrima. E até hoje me lembro de como foi me apaixonar pela leitura. Agradeço a ele pois com sua escrita fabulosa fez com eu seja a leitora que sou.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  2. Bom Manuel Bandeira virei suspeita (culpa tua rs.)simplesmente amei e até publiquei no blog.

    Cyrano não li e não sabia que foi referência para o Manuel..muito legal gostei.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. A marca de uma lágrima é lindo. Aliás, todos os livro do Pedro Bandeira arrasam!

    Parabéns pelo novo site, Nanda!

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Comprou o domínio do blogspot?

    parabéns por esta conquista!

    bom saber que sou amigo de uma excelente ESCRITORA.

    forte abraço, Nanda!

    ResponderExcluir
  5. Amigaaa, vim registrar minha presença nesse seu novo cantinhoq ue é tao em casa quanto o outro.
    Li marca de uma lagrima a muuuuuitos anos atras, e chorei. Sabe, preciso le novamente.

    Um otimo ano pra vc e frequentarei aqui mais e muito mais vezes.

    ps, coloca o intense debate para que eu consiga comentar la do trabalho.

    Beijinhos,

    Lilia Reis

    ResponderExcluir
  6. Pedro Bandeira marcou nossa geração, não é meninas? rs
    Ítalo, é uma grande conquista mesmo, obrigada por fazer parte dela!
    Lili do meu coração, muito obrigada por aparecer por aqui, te adoro linda! (tentei colocar esse intense debate, mas sabe como sou uma negação, outra hora tento com mais calma, rs)
    Beijos pessoal!

    ResponderExcluir
  7. A Marca de uma Lágrima e um dos meus livros preferidos sua resenha ficou ótima!! obrigada pela dica da promoção
    bj

    ResponderExcluir
  8. A marca de uma lágrima foi meu livro de cabeceira da minha adolescência... e ainda hoje aos 19 anos eu o considero um dos meus preferidos, esse livro marcou! Resenha muito linda...

    ResponderExcluir
  9. Letícia e Jhey, eu também sou apaixonada por esse livro. Obrigada pelos comentários, fico feliz que tenham curtido a resenha.

    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Gente eu amo esse livro *.* eu li ele quando estava na quinta série. meu deus, amei tanto esse livro, li em uma hora, não conseguia parar de ler. A capa que eu tenho é a de 2003, que eu particularmente acho a mais bonita.

    ResponderExcluir
  11. adorei so de olhar, parece ser perfeito

    ResponderExcluir
  12. ontem minha mãe trouxe esse livo e eu pedi para ler,já era umas oito da noite,comecei a ler e não consegui parar mais acabei o livros ás duas da madrugada e concordo plenamente com tudo o que você disse,é certamente o melhor livro que já li,amo a leitura desde quando aprendi a ler mas nunca tinha lido um livro tão bom com esse,vou ler o livro Cyrano de Bergerac ainda,mas já me parece um ótimo livro,não sei se vai ser melhor que esse pois é realmente incrível,e adorei a sua resenha!parabéns!

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates