Resenha Nacional #5 - Toringa, de Felipe Lisbôa


Olá, pessoal.

Como vocês já sabem, o Blog está sorteando um exemplar do livro *Toringa* do autor nacional Felipe Lisbôa. Veja a apresentação completa da obra e uma pequena entrevista com o autor aqui.

Toringa
Felipe Lisbôa
Literatura Juvenil
104 páginas
Sinopse: Débora guarda um segredo. NÃO é só o fato dela ter poderes, mas algo muito maior, um peso que está esmagando seu coração desde a infância. Ela sai do caloroso Rio de Janeiro para morar na fria Londres e fica sem esperanças ou expectativas para o futuro, mas ela vai descobrir que, com os amigos, todos os problemas do mundo se tornam pequenos.
Adicione o livro no Skoob
Compre na Loja da Editora AQUI

Resenha:

Eu comecei a ler esse livro numa determinada manhã em voz alta porque minhas filhas de (quase) 7 anos gostaram da capa e quiseram saber sobre o que se tratava.

Foi maravilhoso ver seus olhinhos brilharem enquanto assimilavam cada personagem que eu narrava com a imagem da capa.

Elas gostaram da Jhenny e sua tiara, do Gary e seu gorro, do Luc e sua camisa em gola V, do Tom e sua camisa quadriculada e do Miles e sua inconfundível camisa de cogumelo.

O interessante é que li alguns capítulos antes delas irem pra escola e apesar da promessa de continuar a história outra hora, eu não pude deixar de dar continuidade à leitura quando fiquei sozinha.

Toringa me surpreendeu. Eu já esperava que fosse gostar. Vi alguns desenhos que me animaram a conhecer a trama, além de já curtir o gênero e o fato dele ser bem curtinho (ultimamente estou intolerante a livros longos). Só que eu realmente fiquei imersa em cada acontecimento que surgia do nada, a ponto de pensar: “Que pena que já acabou. Que bom que tem continuação.”

Débora é uma jovem brasileira que se muda para Londres levando escondido na bagagem traumas e segredos. Lá ela acaba encontrando pessoas raras, semelhantes que se unem num pacto silencioso de amizade e cumplicidade.

O que posso contar sem soltar spoilers?

Bem, a trama é de aventura e fantasia. Seus personagens são peculiares e estão descobrindo a origem e potencia dos seus dons incomuns. Toringa é tanto a chave para as respostas, quanto sinônimo de problemas que colocarão não apenas as vidas desses jovens em perigo, mas a vida de todos os habitantes da Terra.

Com um inimigo aparentemente imbatível, algumas batalhas são travadas e tristes consequências surgem mexendo com nossos corações.

O desfecho é clássico no sentido de deixar a ponta solta para o próximo volume, mas é ao mesmo tempo inesperado pela coragem do autor ao delinear o destino de alguns personagens.

O romance da trama fica no ar da primeira à última página, sem tornar-se o foco, mas envolvendo-nos numa sensação de incerteza deliciosa.

Enfim, Toringa mexeu com minhas emoções e particularmente esse é o principal critério para que eu determine se um livro é bom ou não.

Vale a pena ler Toringa.

Citações:

Nós não somos super-heróis, não derrotamos monstros, nem vestimos cueca por cima da calça... Isso é coisa para a América, nós somos da Europa. Pg.100

Aprender não é chato. Ler não é tedioso. Escrever não é difícil, saber demais não a transforma em um gênio e saber de menos não a transforma em uma burra. A TV, sim, a faz uma burra e as pessoas não podem ser julgadas pelo que elas vestem. A questão é você parar de agir feito uma adolescente idiota e começar a se preocupar com o seu futuro, com o que você quer ser. Pg.61

Participe da promoção:



8 comentários :

  1. Isso de mexer com as emoções também é um critério pra eu considerar um livro bom, então Toringa já marcou um ponto!! E pelo que você escreveu, ele parece apaixonante!! Quero muito ler e conhecer essas personagens mais de perto. Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  2. O livro me conquistou pelas citações, acho que só com esses trechinhos deu para saber que esse livro é um bom livro, amei. Se eu julgasse pela capa diria que é um livor voltado para o publico infatil, mas com a sua resenha deu para perceber que Toringa é para todas as idades

    ResponderExcluir
  3. Legal você ler pra suas filhas, agora que você leu sem elas vai ter que ler de novo para as meninas hehe

    Ah promo acabou espero ter ganhado quero ler esse livro

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Ah Nanda meu sonho é esse! Ler para meus filhos um dia (Só precisa arranjar o marido kkkkkkkk) Muito legal vc ler para elas!

    Ai e eu me fascino mais ainda por Toringa *-* adoro livros simples e bem escritos com uma aventura gostosa e um romance leve, já está na lista de leitura

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro livro juvenis *.* Apesar de já ser bem crescidinha eu não consigo abandonar o gênero que me fez conhecer a maravilha que é ler. Acho lindo que você leia para suas filhas, é om que elas adquirem o hábito desde já.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o tema e a capa do livro parece ser bem legal *_*

    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Gostei do livro e caramba os autores brasileiros.estão arrasando!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. parece ser um livro super discontraido , bem legal divertido !

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates