Coluna da Lilian Freitas - O Grande Ivan

O Grande Ivan
Autora – Katherine Applegate.
Editora Novo Conceito
Selo #IRADO
285 páginas
Skoob - AQUI

Sinopse: Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O Grande Ivan é uma história divertida, doce e inteligente sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem ... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?


Minha Resenha

   O Grande Ivan conta a história emocionante de um gorila de costas cinzas prateadas que vive preso em um shopping nos Estados Unidos há 27 anos. Ele foi tirado de sua família quando ainda era uma criança e veio parar na América onde foi comprado por Mack e criado, a princípio, como um bebê. Só que Ivan cresceu e acabou sendo trancafiado dentro de uma jaula (domínio, como Ivan chama) e se transformou na grande atração do Grande Shopping Fliperama. Lá Ivan terá a companhia de Stella, uma elefanta já idosa, e Bob, um cachorro vira-lata que vive na jaula de Ivan. Ambos são os melhores amigos dele.

   Ivan passa os seus dias conversando com seus amigos, assistindo TV quando está  ligada e se exibindo aos visitantes do shopping quando eles aparecem para vê-lo. Mas a vida dele é muito chata e a saudade que Ivan sente do seu habitat natural é muito grande, mesmo com os seus amigos ao seu lado ele sente muita falta da sua família. Somente quando Júlia, a filha do faxineiro George, vem à noite junto com seu pai é que Ivan realmente se alegra, pois Júlia sempre traz papel e lápis de cor para ele desenhar.

   A grande paixão de Ivan é a arte e seus desenhos são vendidos na loja de presente do shopping. Júlia é a sua grande amiga humana. Ela tem um carinho muito especial por ele e será ela a grande responsável pela mudança de vida que todos os animais do Grande Shopping Fliperama futuramente irão passar.

   Só que no meio de toda essa história vai aparecer a pequena e bela Ruby uma elefantinha ainda criança que irá ganhar o coração de todos. Com o aparecimento de Ruby acontecerão muitas reviravoltas e Ivan vai se empenhar em tentar libertar a pequena elefanta e leva-la para o zoológico, para que ela possa conviver com outros elefantes e ter uma vida mais digna.

   A história de Ivan é emocionante do inicio ao fim, principalmente por que a autora conseguiu dar uma emoção tão real ao personagem que não tem como você não se apaixonar por ele. Por cada página que passamos o nosso coração se alegra e sofre com as histórias desse incrível gorila. E não tem como deixar de refletir sobre a estupidez do ser humano. Como somos insensíveis, cruéis e indiferente a todos aqueles que não nos interessam.

   O livro é feito para todas as idades e gostos literários, de rápida leitura e linguagem simples. Uma ótima indicação para os pequenos e novos leitores, pois mesmo a história sendo emocionante e muitas vezes triste, o divertido vira-lata Bob garante muitas risadas ao longo livro. Foi uma agradável leitura que me deixou muito feliz principalmente com o final, dou nota mil pra O Grande Ivan e espero que todos apreciem assim como eu. Corra e leia porque o livro é excelente.

Um abraço e até a próxima.

Sobre a colunista:

Lilian Freitas é uma leitora compulsiva que costuma ler vários livros ao mesmo tempo e não consegue ficar longe deles nem por um dia. Para ela qualquer lugar é uma oportunidade única de não só ler, mas de mostrar as pessoas seu amor pela leitura. 

"Falar dos livros é experimentar a oportunidade de liberdade que eles proporcionam."

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates