Jogos Vorazes #2 - Em Chamas - Suzanne Collins

Em Chamas
Jogos Vorazes #2 - Em Chamas
Suzanne Collins
Ano: 2011 / Páginas: 416
Idioma: português
Editora: Rocco Jovens Leitores
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O improvável aconteceu.
Os Jogos Vorazes tem dois vitoriosos: um jovem casal apaixonado que preferiu morrer a matar. Por um lado, a Capital tem o que queria: entretenimento. Por outro, os jovens competidores também alcançam o que almejavam: sobrevivência. E agora todo o mundo acredita que pode mais. Os oprimidos acreditam na liberdade, os rebeldes acreditam numa revolta e o presidente Snow acredita que é hora de ir à caça dos tordos.

Esse é o clima de Em Chamas, segundo volume da trilogia Jogos Vorazes.

"Sim, os vitoriosos são os nossos mais fortes. São os que sobreviveram à arena e escaparam das agruras da pobreza que estrangula o resto de nós. Eles, ou será que deveria que dizer nós, somos a própria esperança encarnada onde não há nenhuma esperança. E agora vinte e três de nós serão mortos para mostrar como até mesmo a esperança era uma ilusão." Páginas 189 e 190.

Em meio a um despertar generalizado, conhecemos mais atentamente cada personagem. Suas expectativas e frustrações. Acompanhamos a roda da vida girar, conduzindo cada peça a seu devido lugar para o desfecho de um grande plano em prol da revolução.

"Nossas mãos acham umas às outras sem maiores discussões. É claro que vamos entrar nisso como um único ser." Página 226.

Voltando às inevitáveis comparações com o filme, há uma interessante novidade. No filme vemos uma Katniss mais atenciosa a Peeta, enquanto no livro... Tive a impressão que ela prefere realmente a atenção de Gale.

O segundo volume me deixou um pouco reflexiva. Não foi como o primeiro que me deixou ansiosa para dissecar cada página numa resenha. Talvez seja pela ansiedade de saber mais, por isso ao fechar o segundo volume abri, imediatamente, o terceiro e último para leitura.

Espero que eu sinta aquela explosão entusiástica com o próximo...

Até lá :)

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates