*Os Preconceituosos* de Daniel de Carvalho

Hoje eu apresentarei a vocês o livro "Os Preconceituosos" do nosso parceiro Daniel de Carvalho.

Esse foi o quarto e último livro que ele nos enviou para resenha. Lika e eu dividimos as leituras e embarcamos pelas páginas criadas por esse autor até então desconhecido para nós.
Assim que Lika leu Aconteceu no Século Vinte e Vila Citrus me contou o quão surpresa e agradada estava pelo estilo e talento do Daniel. Bem, se acompanham nossas resenhas viram que nós duas temos preferências literárias um tanto diferentes, rs.

Nunca duvidei do talento de Daniel, mas duvidei que me empolgaria tanto quanto ela. Então li Duas Vidas e fiquei mais que empolgada, fiquei admirada. E na semana passada terminei Os Preconceituosos. O que eu achei? Vejamos...
1° Edição/2010 - Ed. Baraúna - 306 páginas.
Sinopse: Você vai conhecer Desidério, um romancista que entra em contato com os personagens de seu romance, criando situações inusitadas. Nesses contatos, eles discutem as curiosas relações entre personagens e pessoas reais. Os personagens, alguns cheios de preconceitos,outros sem preconceito algum, interagem em torno das histórias de dois casais que se amam, mas que têm muitas dificuldades para chegar a um final feliz. Você conhecerá Bento, um jovem negro e suas ligações com Moçambique. Conviverá com Demétrius, um inimigo da prostituição, que jurava jamais se casar. Conhecerá a beata Glória, uma moça pobre e religiosa, que detestava o ateísmo. E conhecerá Mônica, uma linda bailarina e garota de programa. Durante a leitura, você será constantemente levado a refletir sobre os preconceitos. E será desafiado a meditar sobre as teorias do Determinismo e do Livre-Arbítrio, que influenciam nossa maneira de interpretar a vida.

Minha Opinião:
Simplesmente delicioso.
Mais uma vez o autor compõe uma trama muito bem estruturada. Um romance limpo, sem cenas exageradas ou apelativas. Uma história envolvente e inteligente.

Imaginem um romancista compondo sua obra, criando personalidades e situações de modo a frisar alguns tipos clássicos de preconceito. Agora imagem esse romancista trazendo para a realidade, alguns personagens e os entrevistando... Curioso, não?

Dentre as histórias de cada personagem, de cada tópico específico sobre o tema e ainda esse fantástico fato de trazer à realidade os personagens do livro, Daniel ainda aborda o grande dilema do "livre-arbítrio". Eu digo dilema porque há pessoas que, como eu, não acreditam nele. O autor faz uma ótima observação sobre o que é chamado de "determinismo".

Na página 37, ele define o que seria:
Determinismo - tudo em nossas vidas já está definido, há coisas pelas quais não podemos escapar.
Livre arbítrio - liberdade de fazer escolhas.

E na página 180 ele cria um diálogo bem interessante com o preconceituoso Demétrius:
"Quer ver como quase nada na sua vida depende de você? - desafiou-o Desidério.
Então, como uma pessoa real ou como um personagem, me responda. Foi você que decidiu quando iria nascer?
...Se nasceria gente ou bicho, homem ou mulher?... Escolheu em que país ou época iria nascer?
É você quem vai decidir quando vai morrer?"


Também há outros pontos que eu achei legal trazer na resenha.
Ele nos faz refletir que:

Todo personagem existe sim, sempre que alguém ler a sua história...
Os personagens e seus rumos são criados de forma a agradar os leitores.
Pode um leitor gostar de um personagem secundário mais do que um principal?
O que é melhor: um final determinado pelo autor ou um final em aberto para que o leitor determine seu próprio final?

Eu acho que podemos sim acabar sendo conquistados por um coadjuvante. E prefiro um final conclusivo, gosto de saber a escolha do autor e isso nunca me impediu de divagar à noite quais finais alternativos eu daria aos personagens,rs.

E vocês, o que acham?

Adicionem o livro no Skoob
E deem uma conferida no site >  http://www.danieldecarvalho.ato.br é possível comprar o livro lá.

Semana passada foi divulgado o lançamento de mais um incrível livro do autor:
Sinopse: 
Este Romance foi escrito para você, que se preocupa com o futuro da espécie humana e com as dificuldades que o nosso planeta Terra vem enfrentando neste século de grandes avanços científicos, mas também de grandes conturbações.

Você vai se emocionar com uma história romântica que se desenrola no ano 200 A.C., na atual Noruega. É um romance que vai levá-lo a conhecer os costumes da época dos predecessores dos Vikings, na fictícia aldeia de Mors.

E ainda conhecerá Arret, um surpreendente planeta fictício semelhante à Terra, situado a milhões de anos-luz de nossa galáxia.

Finalmente, você verá que esses temas se entrelaçam espetacularmente nas páginas de VIKING.

Parabéns, Daniel! 

23 comentários :

  1. O livro parece interessante =D

    Já aconteceu muitas vezes de eu preferir personagens secundários aos principais. O maior exemplo é a série Harry Potter: Eu não gosto do Harry! hauahuhaauha
    Quando aos finais, prefiro os conclusivos mesmo que, depois, fique pensando em finais alternativos hehe

    teh mais

    ResponderExcluir
  2. Confesso que tive que ler de novo para entender, às vezes sou bem devagar =)
    Parece ser muito inteligente, a interação com os personagens, muito "doido" tudo isso, porém convidativo.
    Muito show a resenha Nanda, e adorei a dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Nanda! :)
    Nunca tinha ouvido falar desse autor, mas fiquei surpresa e interessada e conhecer as suas histórias...
    Parabéns por mais uma resenha incrível!

    =*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  4. Miss, sério que não curte o Harry?! rs Eu amo o Rony, mas o Harry (não do filme, mas o do livro que para mim são bem diferentes) é o meu preferido =D
    Dri, eu acabei me questionando sobre como seriam essas conversas com a Fabi e o Dane, rs. Doido, né?
    Mi, Obrigada pela visita!
    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
  5. Nohhh "Preconceituosos" me pareceu bem polêmico..

    Ninguém merece um final não conclusivo.. me deu uma raiva a vez que li um assim.. noohhh.. uiehuiehuiheiuhe


    Viking não fez muito o meu estilo não, maasss.. como é o Daniel.. eu daria esse crédito a ele...
    Simplesmente virei fã.. hehehhe

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto a sinopse desse livro em algum lugar, mas nunca a resenha de fato.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. Olá Nanda,
    Ótima resenha. Ela fez Os preconceituosos parecer ótimo. Agora a capa, hein... Sei lá. Não é a das minhas preferidas.
    Eu acho totalmente possível ser conquistada por personagens principais. Eu, por exemplo, gosto mais do Jacob (do livro) do que do Edward (do livro tb).
    E concordo com você, o Harry do livro é muito melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Lika, também fico chateada quando o livro termina assim =P Mas esse tem um final bem definido e lindo!

    Karine, se tiver a oportunidade de ler, não duvide, vale a pena!

    Elysanna, que honra te ver aqui! rs Hum... Amo o Jake, mas tenho uma quedinha a mais pelo Ed, hehe.

    Beijão, meninas!

    ResponderExcluir
  9. Concordo.. a capa é meio caidinha.. heheh

    Lika

    ResponderExcluir
  10. Gente, a capa é mesmo esquisita, mas a história é o que conta, não? ^^ E pela resenha a história é ótima!
    ;)

    ResponderExcluir
  11. Qual a neura com a capa?? Po, se fosse rosa vcs iam ficar grianto "Que lindo" pra ca e pra la. Tá bacana assim. Parabéns ae Daniel!

    ResponderExcluir
  12. Opa, meu primeiro comentário sumiu... Esse Blogger andou muito estranho... Mas enfim, gostei da resenha. A história parece bem legal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa, esse é o quarto livro dele que vejo aqui e vcs só falaram bem! rs Isso é um ótimo sinal, né?
    Num gostei muito da capa, mas a sinopse me despertou interesse. Dica anotada, meninas =D

    ResponderExcluir
  14. Gente! To tentando comentar desde ante-ontem e nada! Ouvi dizer que alguns blogs perderam postagens, que droga isso... Mas agora consegui! rs
    Eu vi uma resenha desse livro em um Blog aí e fiquei com a impressão de ser tãoooo chato. Mas aí leio a sua e me pergunto: é mesmo o mesmo livro?? Como eu sempre acompanho esse Blog, confiarei na tua opinião. Assim que puder lerei e te conto o que achei.
    Abração

    ResponderExcluir
  15. Oi, meninas.

    É verdade, o blogger nos deixou na mão nos últimos dias. Aqui não perdemos postagens, apenas alguns comentários.

    Hélida, faço questão de saber a tua opinião. Se você gosta de romances leves e histórias inteligentes, não tem erro! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo novo livro Daniel!
    Foi muito bacana conhecer esse autor, me identifico muito com seu estilo e dentre as resenhas que fizeram eu acho que vou arriscar comprar Duas Vidas.
    Beijokas nanda e lika

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo lançamento, Daniel.
    Sucesso para vc e os Vikings =D

    ResponderExcluir
  18. Hey... Dos livros do autor que vi por aqui, esse e Vila Citrus foram os mais interessantes. Esse novo também parece bacana. Vai ter resenha dele também?

    ResponderExcluir
  19. Mais um grande livro do autor... Adorei a polêmica, rs.
    ótima dica, nanda!

    ResponderExcluir
  20. Oi, gente.

    Obrigada por apoiarem esse autor nacional incrível.
    Não sei se haverá resenha, Fred, quem sabe? rs

    Sempre que lerem um desses livros do Daniel, voltem e deixem suas opiniões!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Achei o livro bem interessante!Apesar de não ser um gênero que leia muito!
    Gostei dos quotes!
    xoxo

    ResponderExcluir
  22. muito legal esse livro, capa bem sugestiva

    ResponderExcluir
  23. Em vista a todas as resenhas que eu já vi desse livro, eu já vi que ele é um ótimo escritor, e que seus livros são maravilhosos. Mas as capas são sempre tão simples ;/
    beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates