*O Morro dos Ventos Uivantes* de Emily Brontë

Sinopse: A obra conta a história da paixão entre Heathcliff e Catherine na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes. Amigos de infância, eles são separados pelo destino, mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta - um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança.

O Morro dos Ventos Uivantes (traduzido do original em inglês Wuthering Heights) é o único romance escrito por Emily Brontë. Foi publicado pela primeira vez em 1847 sob o pseudônimo da autora Ellis Bell, e uma edição póstuma foi editada por sua irmã Charlotte.

Emily Brontë foi a quinta de seis filhos de um pastor do Yorkshire, sua família passou por diversas tragédias, como a morte precoce da mãe e das duas irmãs mais velhas por tuberculose, e o fracasso da carreira e o alcoolismo do único irmão, Branwell. Toda a família amava os livros, e as três irmãs nos deixaram alguns dos melhores romances de língua inglesa: Anne Brontë escreveu Agnes Grey e Charlotte é a autora de Jane Eyre, Shirley e Villette.
As irmãs tiveram de publicar seus romances sob pseudônimos, pois na época não era de bom tom que uma mulher fosse escritora, ou qualquer outra profissão além de governanta ou professora, enquanto aguardava um bom casamento. Charlotte assinava como Currer Bell, Emily como Ellis Bell e Anne, como Acton Bell. Mais tarde elas revelaram a verdadeira identidade das autoras; ainda assim, o preconceito continuou imperando, além da pressão para que se casassem. Apenas alguns meses separam as mortes de Anne e Emily, pela tuberculose; Emily tinha 30 anos e Anne tinha 29. Charlotte foi a última sobrevivente da família; pouco menos de um ano após casar-se, ela morreu por complicações da gravidez aos 38 anos.

Bem, faz um tempo que consegui terminar a leitura desse livro, um lindo presente da minha amiga-irmã Marcinha do Blog Apaixonada Por Livros.

Estava curiosa para conhecer essa história tão comentada, embora nunca tive grande expectativa na realidade. Não sabia ao certo o que esperar. 

Gostei do estilo de Emily. Usando dois principais narradores, ela soube interligar e explicar bem fluidamente todos os intensos personagens e seus conflitos.

Morro dos Ventos Uivantes é o nome dado a uma casa onde uma distinta família passa seus conflitos.

Inicialmente, a história é narrada por Sr. Lockwood que aluga a Granja de Sr. Heathcliff. Ele fica curioso com os moradores da residência do seu senhoril e busca maiores informações com Helena Dean, sua criada.

Helena passa a contar toda a conturbada história das duas famílias...

Quando Heathcliff era ainda pequeno, foi achado abandonado pelo Sr. Earnshaw, que o leva à sua casa para ser tratado como filho. A família Earnshaw não vê essa atitude com bons olhos. Hindley Earnshaw, o filho mais velho do jovem senhor, toma o menino como usurpador da atenção do pai e trata o rapaz como mortal inimigo. Catarina Earnshaw, a filha menor, o vê como um intruso inicialmente, mas logo cria uma forte simpatia pelo rapaz.

A adolescência é um período difícil. Com a morte do pai, Hindley se torna um tirano opressor e o jovem Heathcliff passa maus bocados em suas mãos.

Catarina cresce admirando ainda mais o rapaz. Acabam se apaixonando.

Esse amor é torto desde o início, apesar da cumplicidade entre eles, nada é declarado. Catarina sabe de sua posição social e casa-se com um belo rapaz rico. Heathcliff desaparece desolado, retorna após alguns meses, disposto a vingar-se.

Catarina tenta conciliar o casamento com esse relacionamento possessivo do "amigo" que ama. Tudo bem confuso... Heathcliff usa a paixão momentânea que a cunhada de Catarina sente por ele e foge com a moça, casando-se e assim acreditando alcançar sua vingança. Eles acabam se odiando com todas as suas forças.

Isabel foge com um filho no ventre, enquanto Catarina morre ao dar a luz a uma filha.

Catarina me pareceu louca e Heathcliff perverso.

Os seus filhos crescem e acabam se envolvendo, mas o relacionamento é ditado pelo ódio de Heathcliff e acaba muito mal.

O fim é interessante, ao menos eu torci para o desfecho escolhido pela autora.

Não sou fã dos clássicos, muito menos das histórias mais tristes (gosto pessoal), embora irremediavelmente não consiga deixar de me ver intrigada por eles.

O Morro dos Ventos Uivantes é uma leitura obrigatória, uma história intensa e um mergulho em páginas revestidas de talento e graça.

Fico feliz por ter me arriscado  ;)

12 comentários :

  1. Eu amo esse livro, não podia ser diferente já que sou apaixonada por clássicos.

    ResponderExcluir
  2. AA, Parece super bom, sempre tive vontade de ler, mas nunca pego =( kkk
    Acho que vai valer o esforço agora hehe ;
    Seguindo o Blog, achei maravilhoso.
    Abraços.

    Olá meu nome é Ewerton Lenildo, sou dono do Blog Academia de Leitura (papeldeumlivro.blogspot.com) e gostaria de saber se você (autora) estaria disposta a fazer uma parceria comigo.
    Caso esteja interessada (o que me faria super feliz, hehe), entre em contato comigo por este mesmo Email.
    Abraços.

    Academia de Leitura,
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não consigo gostar desse livro, Nandinha :/

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei esse livro! Li este ano e me apaixonei. A história é muito intensa e apesar da loucura dos dois protagonistas é evidente o amor entre os dois. Em algumas partes é difícil de engolir, mas vale o esforço. :)

    ResponderExcluir
  5. Eu acho esse livro uma maravilha, muita gente não gosta por causa do andamento dos personagens (Eu gosto por causa disso mesmo) sabe é a prova de que o amor nem sempre vem com os "Felizes para sempre" bah =) E eu gosto do clima do livro (meu lado negro aparecendo agora kkkkkk) poxa sentimentos fortes merecem créditos (dá-lhe ódio, vingança rsrs)
    Simplesmente o livro é bom e muito bem escrito *-*
    Beijos Nanda

    ResponderExcluir
  6. Hum eu gostei dessa mudança (de novo rsrs) mas pq tirou o rosa? *.* ahahah tá lindo viu =)

    ResponderExcluir
  7. Janaina, falou tudo, rs, o livro é muito bonito e intenso, só alguns detalhes pesam conyra mesmo ;)

    Jhey, já notei que vc gosta de algo mais intenso e/ou sombrio huahsaushuasa, mas mesmo tendo um gosto diferente do seu, assino em baixo, o livro é bom e muito bem escrito! \o/

    Pois é, mudei de novo, rs, amo rosa, mas achei esse template mais lindo e simples... Além de ter essa apresentação de slides onde pude colocar até uma foto das minhas Ninas, rs.

    Valeu pelos comentários, pessoal =D

    ResponderExcluir
  8. Historia trágica da família da autora, comprei o livro mais ainda não tive tempo de ler, parece uma leitura cansativa mas é um clássico

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li #confesso Mas tenho o livro aqui em casa, comprei quando estava lendo crepúsculo, e o Edward lia esse livro. kkkkkkkkkk
    Mas depois dessa resenha, acho que vou correndo na estante pegar para ler.

    ResponderExcluir
  10. Ja li o livro mais ainda não sei se amo ou odeio...Acho que a protagonista é simplesmente infantil e egoísta...é uma historia muito trágica...

    xoxo

    ResponderExcluir
  11. Quero ler este livro só por causa de alguns personagens que comentam no livro sobre este livro, fico muito curiosa!

    ResponderExcluir
  12. sempre tive curiosidade para com o livro, mas fui ler ele quando um prof passou um trabalho e adorei !

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates