[Resenha] *A casa das Orquídeas* - Lucinda Riley


“[...] Em meio à dor e à felicidade da jornada que percorri nos últimos dois anos, eu aprendi a lição mais importante que a vida tem a oferecer e fico feliz por isso. Tudo o que temos é este instante.”
Júlia Pg 558



Sinopse:


Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações. Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park... E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.



Na minha opinião:
Quando peguei esse livro para ler, fiquei meio intimidada pelo seu tamanho.. tá, pra falar a verdade muito intimidada. Não que ele seja um livro muito grande, ele tem cerca de 560 páginas (e devo confessar que já li livros maiores), mas acredito que a minha hesitação se deva ao fato de ter lido a sinopse e achado meio sem graça...
Então, comecei a leitura meio que a contragosto  e quando parei, pude perceber que a história é fascinante. A narrativa da autora tem de tudo um pouco, e na medida certa, dessa forma fiquei fascinada pela história e fui lendo ela lentamente, absorvendo os detalhes, assim como aconteceu com os personagens.

“Júlia se deitou na banheira, dando tempo para que os pés e cérebro descongelassem, pensando no momento da chegada de Kit. Ela não estava acostumada a ter visitas inesperadas em sua porta e não sabia se gostava disso. Mas ela já tinha decidido que não podia mais continuar como estava, tinha que fazer o que todos diziam: seguir em frente. Ela podia ter escolhido morrer. Ela tinha escolhido viver.”
Júlia Forrester Pg 52

A casa das Orquídeas conta a história de uma renomada pianista, Júlia Forrester, que de repente se vê numa situação completamente inesperada e sem saber como sair dessa, vai afundando cada vez mais e mais em seu próprio abismo.
Em paralelo há a fabulosa história da família Crawford, que relata como eles passaram pela  segunda guerra mundial e chegaram até os dias atuais, revelando segredos que, em teoria, deveriam ter permanecido ocultos.

“[...] Quando eu estava em Changi, muitas coisas mudaram em mim. Eu entendo agora que a vida é muito curta e pode sumir em um piscar de olhos. Precisamos aproveitar ao máximo as coisas especiais que temos a sorte de achar [...]”
Harry Crawford Pg 369

Essas duas histórias, aparentemente tão diferentes são contadas de forma intercalada, então ficou sempre aquele ponto solto, onde a curiosidade fala mais alto querendo chegar ao ponto onde a história continua, mas ao mesmo tempo sem querer deixar de lado a outra que estava sendo contada....

Bom galera, é isso.. A casa das Orquídeas definitivamente entrou na lista dos meus favoritos, só teve uma coisinha que achei que faltou: a tradução das expressões em francês.. não que tenham feito muita diferença a falta dele, mas acho que teria sido mais interessante se tivesse.


Boa leitura a todos...
Em breve, promoção do livro no blog..
E não deixe de participar das promos que estão no ar: Starters e Top Comentarista de Agosto (será que alguém consegue ganhar da Jhey?? hehehhe)


9 comentários :

  1. Likinha, adorei a resenha. Não dava muito pelo livro não, mas agora sei que vai valer a pena ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá eu achei a capa do livro muito bonita, mas quando li a sinopse pensei que fosse um livro meio enfadonho de ler mas com uma historia bonita, eu gosto de livros com historias em paralelo, li Julieta e gostei muito

    bjos

    http://oincrivelmundodapotinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive uma curiosidade enorme por esse livro desde que ele foi lançado =) principalmente pq ele intercala duas épocas (Amo isso!)
    E só li coisas positivas sobre ele *-* faça uma promo mesmo meninas (ahahah quem sabe eu não ganhe?) o quê Lika??? Não pode incentivar ninguém a ganhar de mim ok???!!! Ahahahah ah eu gostei dos quotes escolhidos do livro
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Interessante, mesmo não fazendo muito o meu estilo vou tentar achar por aqui, quem sabe não me interesso no meio da história?

    Luísa
    @MoovBR
    moovbr.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que vou amar esse livro!! *-* Adoro quando o livro conta mais de uma história. Participei de um encontro com a Lucinda na Bienal e ela é uma fofa! Virei fã antes de ler!!

    ResponderExcluir
  6. você só me deixou mais ansiosa para ler! sou louca nesse livro, primeiramente por causa da capa, a sinopse é mais ou menos.Mas quando vi sua resenha me apaixonei!

    ResponderExcluir
  7. Eu amei sua resenha, mas ao contrário de você, o que mais me chama atenção nesse livro é o numero de páginas, eu adoroooooo livros gigantes, para mim quando mais página melhor. Sem falar na capa maravilhosa. E eu gostei da sinopse também, apesar dela deixar um pouco a desejar.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Acho a capa desse livro muito bonita... Também adoro a historia parece ser bem legal...ja que se passa em passado e presente...Adorei os quotes
    xoxo

    ResponderExcluir
  9. tenho um amor incondicional por esse livro, ele me inspira uma felicidade

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates