*Você Sabe (Mesmo) Ler? - Leitura, o sutil mundo das palavras* de Ana González

"Se você é estudante universitário, deseja prestar um concurso público, está elaborando um trabalho acadêmico ou simplesmente quer apreender mais dos textos que lê, saiba que este livro se dirige a você..."
Que título curioso, verdade?
Eu estava aproveitando um raro momento de folga navegando pelas livrarias onlines e me deparei com essa surpresa. Achei que além de matar a minha curiosidade seria uma boa forma de retornar com as resenhas aqui no Blog.
Vamos conferir o resultado dessa exploração?
Título: Você sabe (mesmo) ler? - leitura, o sutil mundo das palavras
Autora: Ana González
Sinopse: Você sabe ler? Você sabe MESMO ler?
Pode parecer um absurdo, mas o fato de você reconhecer estas frases e apreender seu sentido, não significa necessariamente que saiba qual o mecanismo utilizado neste processo de leitura.
Com objetividade profunda e uma desconcertante simplicidade, Ana passa por cima das obviedades rasas e nos revela um impressionante modo de enxergar uma atividade que praticamos todos os dias, de forma quase que automática.
Ana González, alicerçada por anos de trabalho prático com alunos de todos os graus de escolaridade, refreia esse 'automático' e nos revela um mundo genuinamente insuspeitado.

Bem, apesar do título ser instigante e o início trazer uma reflexão bem interessante quanto a qualidade de nossa leitura diária, as terminologias e conceitos básicos sobre textos em geral me desestimularam um pouco, afinal não foi a toa que apesar de amar literatura fugi da faculdade de letras (culpa minha, não tenho paciência para isso). Entretanto acredito que o livro é perfeito para quem tem interesse na área ou pretende prestar algum concurso.

Do seu conteúdo, eu destacaria alguns pontos bem legais. Afinal, nós sabemos mesmo ler?

Num primeiro reflexo nossa resposta é "Dã!! Óbvio!" Mas como anda a qualidade de nossa leitura? Hum, essa é mais difícil de responder... Cá entre nós, nunca aconteceu de você ler e reler uma página e nada de compreender o conteúdo? E aquela matéria da escola ou faculdade que você lia umas mil vezes, mas nada de gravar? Pois bem, isso já ocorreu um zilhão de vezes comigo e fiquei muito aliviada ao encontrar nesse livro a prova de que isso acontece com a maioria das pessoas que padecem do mesmo mal: dificuldade de compreensão, de atenção e fixação do conteúdo.

Aí entram as dicas de quem entende do assunto. Ana nos traz valiosos conselhos que quebram dogmas sobre o que ajuda ou atrapalha na hora de aprender, como por exemplo, o preparo antecipado do corpo e do ambiente externo para compor o quadro apropriado ao estudo pode ajudar e muito na apreensão cognitiva.

As nossas emoções podem também acabar atrapalhando, afinal, quem consegue entender o que lê se na verdade está pensando em como arrumar dinheiro para pagar aquela conta inesperada? Enfim, é muito importante tentar sempre neutralizar nossas emoções, nos concentrando no presente, deixando o que foi ou por vir para outra hora. Ter uma noção do que esperar da leitura também ajuda, usar de referências para comparações é uma boa dica.

Ah, o armazenamento das informações em nossas mentes... Quem não deseja ser uma biblioteca ambulante? Gravar em um canto todos os artigos já lidos e acessá-los quando necessário? Pois para a autora, que é uma renomada professora há décadas, isso é sim possível, tudo depende da forma que apreendemos o que lemos.

Houve um ponto que me fez refletir bastante e acho que nós, blogueiros em geral, devíamos parar e analisar: Só uma leitura neutra e indiscriminada pode ser crítica e reflexiva. Por detrás das páginas está a ideia, um pedaço do autor. Cabe ao leitor entender a intenção dele e saber dosar suas próprias emoções para que o resultado dessa experiência seja positiva e ele possa assomar o conhecimento para si próprio.

Enfim, ler exige de nós tempo, dedicação e paciência. Para quem quer absorver conhecimentos com a leitura tem de evitar resumir tudo com uma simples corrida dos olhos por cima  do texto...

Cheguei a conclusão que ler é como tentar resolver uma questão matemática (claro que eu tenho de puxar a sardinha pro meu lado da brasa, não é? rs), onde de início pode parecer ser bem difícil de resolver, você tenta uma, duas, três vezes até constatar que não tem jeito, ela é impossível de ser resolvida, só um gênio pra saber chegar ao resultado final correto. Mas se você voltar a tentar uma ou outra vez quando estiver de cabeça mais fria, o caminho vai se associando e logo você não só a resolve como percebe que nem era tão difícil assim... Tudo é questão de dedicação e persistência.

Como a própria autora afirma: Ler é tarefa que queima glicose... ;)

11 comentários :

  1. Oi,

    Concordo totalmente com você, antes eu era uma pessoa que odiava ler livros. Até então tudo normal, comecei a ler por obrigação, sabe aqueles livros de sala que tinha mesmo que ler, peguei vício por leitura, e nem saia mais da library.

    Me apaixonei pela bibliotecária e fizemos amizade, eu compreendia todos os livros que lia, mas de vez em quando, quando não gostava de um livro e desistia dele, passei agora a saber que o ambiente também influência na nossa leitura, que o que estamos pensando também, então não quer dizer que a leitura era chata, mas sim a causa de como eu estava, acho que estava preocupado, ou o ambiente não estava me agradando, sua resenha realmente me mostrou como é ler realmente, e preciso muito mais dicas de onde saiu isso, acho que me ajudará mais, além do que tu disses.

    Ler e compreender e guardar uma história pode ser fácil, mas a compreensão tem que ser nítida e satisfatória, não só para mim, mas nas questões que cai em vários exames.

    Sua resenha me surpreendeu, nunca pensei que leria uma a partir dessa temática.

    Parabéns!

    Att. Rafa
    Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa.

    Obrigada pelo comentário. Eu também não sou adepta ao gênero, mas ao menos com esse livro em questão senti que valeu muito a pena aprender com as dicas da autora.

    Que lindo você ter se apaixonado pela bibliotecária! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah bem legal o título desse livro. Sei que esse ai parece bem mais acadêmico, mas vc lembra quando eu discuti esse assunto, realmente ler é um exercício, um exercício de paciência, de concentração e de interpretação. Infelizmente parece que muito estão perdendo essas capacidades, ou então estão negligenciando essas etapas só para manterem o status de leitores assíduos.

    bjks
    Sam

    ResponderExcluir
  4. Nanda, que saudades de você *-*
    Adorei a dica! Algumas citações suas, me fizeram refletir!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  5. "Se você é estudante universitário,(EU) deseja prestar um concurso público,(EU) está elaborando um trabalho acadêmico (EU) ou simplesmente quer apreender mais dos textos que lê, saiba que este livro se dirige a você..."
    Só ao ler isso eu já sabia que esse livro iria me interessar muito =)
    Quando vi o título já pensei logo, vou terminar de ler essa resenha e vou descobrir que não sei ler kkkkk mas que surpresa gostosa ao se mostrar um livro muito bom para quem tem problemas com algumas "leituras" - eu mesmo viro praticamente analfabeta funcional em termos de entender o que está escrito quando é assuntos não muito legais (leia-se assuntos que não gosto ou que são chatos por natureza:vide, cálculo integral rsrs) na minha humilde opinião rsrs
    Adorei a dica Nanda (de muita valia mesmo)
    E Ler é uma paixão, hábito (cada um define a sua maneira...)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sam. Me lembro sim quando abordou o tema. É uma triste realidade, não?

    Mi, que bom que gostou ;)

    Jhey, haha, tu num gosta mesmo de matemática, hein? rs Ainda vou te tornar uma simpatizante dos cálculos =P

    Beijos, galera.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Um Lugar Escuro... rs

    Sim, o livro é acadêmico ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanda!
    Ah que bom te ver por aqui!
    Achei muito interessante o livro, e é bem verdade que o livro traz um pedaço do autor.
    Espero ler em breve!
    bjuus
    Dri

    ResponderExcluir
  9. Ai, preciso desse livro.
    As vezes minhas mãe me pergunta como eu posso ler tanto e não ter um vocabulário vasto, talvez eu não saiba mesmo ler ;S

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda...

Instagram que Edifica

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates